Cabeçalho

Críticas de Cinema

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Sombras da Noite

Em mais uma parceria com Johnny Depp, Tim Burton erra em seu novo filme.

                       Avaliação: 4  = Fraco



O cineasta Tim Burton é reconhecido por sua estética sombria, divertida e por sua parceria com o ator Johnny Depp. O seu último trabalho tinha sido "Alice no Pais das Maravilhas", que teve um sucesso estrondoso de bilheteria e uma recepção morna da crítica.


Em "Sombras da Noite", o diretor não encontrou o tom certo e acabou nos apresentando um fraco filme. O filme não foi bem recebido pela crítica, bem como não foi um sucesso de bilheteria, pois o filme faturou 75 milhões nos EUA, e não conseguiu superar o seu altíssimo orçamento de 150 milhões.


Mesmo assim, eu estava muito ansioso para conferir "Sombras da Noite", pois o filme parecia ser mais uma boa parceria de Tim Burton com Johnny Depp. Além disso, o ótimo trailer do filme tinha me deixado com mais expectativas para ver o filme. Na minha opinião, até agora, "Sombras da Noite" foi a maior decepção do ano.

No filme, no ano de 1752, Joshua, Naomi Collins e seu filho Barnabas, foram embora de Liverpool, Inglaterra, para começar uma nova vida na América. Mas um oceano não foi suficiente para escapar da misteriosa maldição que atormentava sua família. Duas décadas se passaram e Barnabas (Johnny Depp) tem o mundo aos seus pés, ou pelo menos a cidade de Collinsport, Maine.

Como Capitão do Collinwood Manor, Barnabas é rico, poderoso e um playboy inveterado, até que ele comete o erro grave de quebrar o coração de Angelique (Eva Green), uma bruxa, em todos os sentidos da palavra. Angelique condena-o a um destino pior que a morte, transformando-o em um vampiro e enterrando-o vivo. Dois séculos mais tarde, Barnabas é libertado de seu túmulo, e surge nos dias modernos.

A direção de arte e a fotografia são típicas de Burton. A cidade de Collinwood é sombria e a fotografia consegue captar cenas interessantes, como no ínicio do filme, onde Barnabas se joga de uma ponte. Também vale ressaltar que o ano de 1972 está muito bem representado no filme.

A trilha sonora do filme é razoável. Em alguns momentos, as músicas retratam bem o ano de 1972, mas também em outros momentos tropeça, como na parte em que a banda Alice Cooper toca no filme. As músicas da banda não tiveram nada a ver com a história do filme.

O universo fantástico de "Alice no País das Maravilhas" e de "A Fantástica Fábrica de Chocolate" desaparece, focando mais para o lado sombrio, nos apresentado vampiros, bruxas e lobisomens.

O roteiro peca ao deixar de lado as histórias dos outros personagens, e focar mais na história de Barnabas Collins. Outra coisa que deixa a desejar no roteiro é a falta de criatividade dos roteiristas. Assim, criando os maiores clichês possíveis para o filme, o roteiro deixa a desejar.

Johnny Depp não consegue repetir as suas boas atuações em outros filmes de Burton, mas ainda sim tem seus bons momentos no filme. O personagem caiu como uma luva para Depp, mas isto não o torna genial.

Barnabas poderia ter sido interpretado por qualquer outro ator, com competência igual ou melhor. Mas no final, acredito que Johnny Depp poderia ter tido uma atuação melhor no filme.

Michele Pfeiffer não tem uma certa importância no filme, e nos apresenta uma fraca atuação. Chlöe Grace Moretz (Kick - Ass - Quebrando Tudo) está muito bem como a adolescente da família . A jovem atriz mostra talento e as suas boas atuações em outros filmes mostram que a atriz vai ter um bom futuro pela frente.

Eva Green revela um lado cômico no filme, nos apresentando uma personagem interessante, mas com o passar do tempo, a atriz vai se perdendo no filme. Talvez seja a hora de Tim Burton, não colocar Johnny Depp em de seus futuros filmes.

Sem dúvidas, "Sombras da Noite" é um dos filmes mais fracos de Tim Burton. A cena mais interessante do filme  é o momento da luta impressionante de Barnabas e Anjelique (personagem de Eva Green). Ou seja quando o filme  começa a ficar bom, de repente o longa acaba.

Até agora, "Sombras da Noite" é a maior decepção do ano e um dos piores filmes de Tim Burton. Agora resta saber se com o seu próximo filme, a animação "Frankenweenie", Tim Burton vai se redimir de Sombras da Noite. Vamos ver!

                           Eu recomendo?
                                  Não

3 comentários:

  1. Oi Mateusinho
    Ótima resenha, mas acho que não vai agradar muita gente (kkkkk), eu sou fã de carteirinha do Deep, e vi o trailer, estava maior animada para vê-lo, mas agora, você jogou um balde de água fria (kkkkk). Gosto de vc e do jeito que vc escreve.
    Bjos. e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  2. Olá Mateus, eu sinceramente já não sei o que tem acontecido com o Tim Burton nos últimos anos, a impressão que tenho é a de que ele virou uma cópia de si mesmo, seus filmes já não me deixam mais ansiosos como antes. ainda não vi "Sombras da Noite" e não terei pressa de assisti-lo...

    ResponderExcluir
  3. Mateus, vim retribuir sua visita.
    Quanto ao filme Sombras da Noite, vi no cinema. Por se tratar da dupla Burton-Depp, seria melhor eu dizer "do trio" Burton-Depp-Carter (Helena Bonham Carter - mulher de Burton) de fato, é meio fraco, mas, na minha opinião, não é tão ruim assim quanto você está dizendo, rs. Realmente há umas cenas bem sem noção, como a da Eva Green com o Johnny Depp em que eles transam e aquela cena da Michelle Pfeiffer (eu achei que ela estava muito bem)carregando aquela menina no final, achei aquilo tudo muito sem noção.
    Mas, no todo o filme é bom sim, é engraçado, com requintes de humor negro, tem uma mistura de terror com comédia, sem falar na trilha sonora dos anos 1970, com Alice Cooper (Alice Cooper! rs)cantando. Bom, enfim, podem falar o que quiserem, eu sou FÃnática pelo Johnny Depp, e adorei! rsrsrs...

    Parabéns pelo blog.

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir