Cabeçalho

Críticas de Cinema

sábado, 16 de junho de 2012

Protegendo o Inimigo

Daniel Espinosa nos apresenta um filme de ação de qualidade.
                 Avaliação: 8  = Muito Bom

O Diretor Daniel Espinosa faz sua estreia na direção de forma intensa.

Boa parte do público pode achar que este filme é mais um longa de ação com muitos clichês e que não merece ser visto.Mas os que acharam isso estão totalmente enganados. 

Protegendo o Inimigo tem momentos eletrizantes com cenas de perseguição e tiroteios, e é um dos melhores filmes de ação do ano.

No filme, Tobin Frost (Denzel Washington) é um criminoso marcado para morrer, mas ele está preso e sob a proteção da CIA. Quando o local onde ele aguardava o julgamento foi descoberto e destruído por aqueles que não querem que o seu depoimento aconteça, ele precisa ser deslocado para outro local seguro. No filme, o oficial Matt Weston (Ryan Reynolds) tem a missão dar cobertura a essa mudança de esconderijo e as chances de algo de errado acontecer são enormes.


A direção de Daniel Espinosa está boa. Em seu primeiro projeto nos Estados Unidos, o diretor já se apresenta como um cineasta que merece ser observado. O diretor teve a criatividade de nos apresentar belas cenas de ação, embora algumas sejam comuns.

A fotografia do filme é excelente. O diretor de fotografia consegue captar perfeitamente as cenas de perseguições e tiroteios. Outro destaque vai para trilha sonora, que capta suavemente a história do filme.

Denzel Washington está incrível. A forma como o ator expressa a sua determinação e coragem é impressionante. Sem dúvidas, um dos melhores trabalhos do ator na década. A química entre ele e Ryan Reynolds é interessante.


Washington conduz com convencimento o seu personagem. Dentre várias cenas, uma merece destaque como a cena em que Weston  mantém Frost  como prisioneiro em um hotel, e Frost, através do olhar dá uma dica a Matt, para não surgir possíveis ameaças. Foi incrível aquilo!


A partir do momento em que o tempo passa, Frost tem que fugir das pessoas que querem o matar. Em uma das cenas, homens invadem uma casa em que Frost estava, e ele foge heroicamente em uma perseguição.


Na minha impressão, parece que o ator nem precisou de dublê para fazer aquilo. Percebo como incrível aquele momento do filme, que eu considero a melhor parte do filme, graças a Washington. Excepcional, Denzel!Ryan Reynolds, que ano passado fez o ruim "Lanterna Verde" e o fraco " Eu queria ter a sua vida", se redime dos seus trabalhos anteriores e corre atrás para não ser engolido por Denzel Washington, conseguindo, finalmente, nos convencer como um herói de ação.  


O roteiro escrito pelo novato David Guggenheim está razoável, principalmente nos diálogos entre Reynolds e Washington. Entendo que poderia explorar melhor a trama e dá mais importância aos personagens de Vera Farmiga e Sam Shepard, pouco aproveitados no filme.


Com uma  montagem excelente, "Protegendo o Inimigo" consegue nos entreter com elaboradas cenas de perseguição, seja de carro – que são simplesmente incríveis ou de leve drama. Se você pensa em conversar com alguém no filme, não dá tempo, pois se perde cenas importantes do filme.


Também vale ressaltar os efeitos especiais do filme, principalmente, no final, nas cenas de explosão. O desfecho do filme é bastante previsível, mas o filme prende o espectador do início ao fim.


Além de tudo de bom no filme, a Cidade do Cabo é muito bem representada no texto. Existe uma cena em que os personagens de Ryan Reynolds e Denzel Washington estão em um estádio de futebol, em que Frost está fugindo de Weston.


Na minha opinião, "Protegendo o Inimigo" é um ótimo filme de ação, que conta com uma ótima estreia de Daniel Espinosa na direção, e que já pode ser considerado um dos melhores filmes de ação do ano (Não um dos melhores filmes do ano). Apenas divirta-se!

2 comentários:

  1. Gosto do Denzel Washington, ele tem grandes filmes no currículo e é sem dúvidas um ótimo ator, se eu tiver oportunidade com certeza assistirei Mateus!
    Abraço meu amigo, parabéns pela crítica, você me convenceu de que ele é uma boa pedida para uma sessão pipoca!

    ResponderExcluir
  2. Olá!Boa noite!
    ...eu sou fã do Denzel Washington...e se vc não tivesse mencionado que Ryan Reynolds, "fez" Lanterna Verde, eu não saberia te dizer quem era...
    sim!
    Valeu pela "crítica"...vou assistir!
    Bom trabalho!
    Boa semana!
    Abraços

    ResponderExcluir