Cabeçalho

Críticas de Cinema

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Transformers: O Lado Oculto da Lua

Visualmente impressionante, Transformers 3 é melhor que o seu segundo filme (O que não é grande coisa), mas não rende o esperado.

                           Nota: 5 = Mediano

O primeiro Transformers marcou a minha infância. Com explosôes, excelentes efeitos especiais, aquele filme foi um dos melhores filmes de ação que já assisti.

O filme foi um sucesso e resolveram lançar uma sequência para o filme. Estava esperando muito do filme, mas ele me decepcionou muito.

Então, quando resolveram lançar o terceiro filme da franquia (Transformers: O Lado Oculto da Lua), nem tive interesse em ver. Mas nesta semana, o filme estreiou na TV a cabo e resolvi dar uma chance a esse filme.

No filme, os Autobots e Decepticons se envolvem em uma perigosa corrida espacial entre os EUA e a Rússia, e uma vez mais humano Sam Witwicky (Shia Lebouf) tem de vir em auxílio de seus amigo robô. Há também novos personagens, incluindo um novo vilão, Shockwave, um transformer que governa Cybertron enquanto os Autobots e Decepticons se enfrentam na Terra.

A direção de Michael Bay está fraca. A única coisa que o diretor acertou foi nos efeitos especiais, que por sinal é o ponto alto do filme. O diretor seguiu os passos do segundo filme e não teve uma boa direção no filme.

Como falei, os efeitos especiais são o ponto alto do filme. Eles chegaram a me surpreender no final do filme, com várias explosões, cenas de ação muito bem feitas. Assim, os efeitos especiais do filme mereceram a sua indicação ao Oscar desse ano.

Shia Labeouf não está muito bem no filme como o protagonista Sam. Mas o ator consegue ter uma melhor atuação da que teve no segundo filme, mas ainda assim não rendeu o esperado.

A modelo Rosie Huntington-Whiteley, que subistituiu Megan Fox no filme está fraca como Carly. Mas em comparação com Megan Fox, ela se sai muito melhor. Josh Duhamel (Juntos Pelo Acaso) é o melhor ator no filme, principalmente no final.

Outro destaque vai para John Turturro, que nos diverte com seu jeito de ser no filme. Patrick Dempsem está razoável no filme. O ator tem bons momentos no filme, mas também tem alguns fracos momentos no filme.Também vale ressaltar que ainda tem uma divertida participação de Ken Jeong (Se Beber Não Case).

O roteiro do filme não é lá essas coisas. o roteiro nos apresenta cenas de arquivo e recriações digitais de presidentes dos EUA - entre o destino de Cybertron, o planeta devastado pela guerra civil entre Autobots e Decepticons. O roteiro é burro em algumas partes do filme, com diálogos totalmente estranhos entre os personagens.

De qualquer maneira, visualmente, Transformers 3 é o filme mais bonito desde Avatar. Com explosões reais e tridimensionais acontecendo simultaneamente, o diretor Michael Bay nos dá a impressão de ser o filme mais caro já feito, tamanha a sua qualidade.

Mas ‘Transformers 3 - O Lado Oculto da Lua’ é apenas um show de cenas muito bem fotografadas com efeitos especiais deslumbrantes. Qualquer tentativa em se identificar com a história, é frustada.

Transformers 3 é melhor que o seu segundo filme, mas quem falou que superioridade significa qualidade. No final, fica apenas a sensação que o filme poderia ter sido melhor.

Na minha opinião, o filme tinha potencial para ser muito bom, mas acaba sendo somente um filme mediano.

4 comentários:

  1. Olá!Bom dia!
    Tudo bem?
    ..."puxa" vida...eu considero Michael Bay um bom diretor, apesar de sempre ser indicado para o FRAMBOESA DE OURO, penso que ninguém consegue fazer as cenas de ações,perseguições, explosões que ele faz...vou dar uma "espiadinha", por causa do Turturro...mesmo tu dizendo q é "mediano"...valeu pela "indicação"!
    Bom final de semana!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Pretendo passar bem longe deste filme Mateus, eu não gostei do primeiro e minha impressão do segundo foi ainda mais negativa, sendo assim, prefiro não encarar uma sessão com ele...

    Abração meu amigo!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Mateusinho
    Francamente eu não sou fã da saga Transformers, mas meu filho Daniel que tem onze anos é fã de carteirinha, nós temos os dois primeiros em DVD, e o 3º ele assistiu no cinema com o primo e já alugou não sei quantas vezes (kkkkk). Ótima resenha, como sempre, talvez eu assista.
    Bjos. e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  4. Não gosto nem um pouco dessa saga e nem gostava do clássico desenho que passava na Rede Globo.

    ResponderExcluir