Cabeçalho

Críticas de Cinema

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Drive

     Um novo héroi psicopata ao cinema. E que psicopata, viu?
                   Avaliação:  9  = Excelente



Não adianta dizer que o diretor Nicolas Winding Refn tentou copiar as mortes e a violência de filmes de diretores como" Quentin Tarantino" e " Clint Eastwood.

Toda vez que a lista dos indicados ao Oscar é divulgada, temos sempre os injustiçados. Aqueles que o público e a crítica torceram e aplaudiram, mas acabaram esquecidos pela Academia.

Em 2012, o que mais parece ter sido excluído foi Drive. Na minha opinião, o filme deveria ter sido indicado a melhor ator, melhor roteiro e melhor filme. Mas a academia desprezou o filme e só deu uma indicação ao pífio prêmio de melhor edição de som.


O diretor conseguiu criar um filme revolucionário à sétima arte, que certamente irá ficar na minha memória. Com mortes muito bem elaboradas (apesar de serem um pouco estranhas), Drive é um excelente filme de ação, que já pode ser considerado um dos melhores filmes do ano.

No filme,  um jovem que é dublê, mecânico e à noite faz trabalhos como motorista de assaltos diversos, se aproxima de sua vizinha e começa a fazer parte de sua vida. Com a saída do marido da prisão, o personagem principal do drama tem que ajudar o rapaz (e ao mesmo tempo sua nova amiga) em um roubo que pode não sair como planejado, levando todas as conseqüências à um desfecho vingativo.

Drive não é um filme leve. Pelo contrário, é extremamente pesado, por mais que seus 30 minutos iniciais possam dizer o contrário. Na minha opinião, por isso o filme foi sido esnobado pela Academia.

Algumas pessoas podem pensar que se trata de um filme de ação, dada à sinopse: Dublê e mecânico é motorista de assaltantes nas horas vagas e se apaixona por sua vizinha - que tem um filho e o marido vai sair da prisão - e quando o marido dela sai da prisão, ele o ajuda para se livrar de uma quadrilha. Porém, nada é tão leve em Drive.

Ryan Gosling, que ano passado foi muito elogiado pela crítica está fenomenal no filme. Em 'Drive', Gosling tem cenas memoráveis, como no ato inicial, onde seu personagem fica mais de 09 minutos sem falar uma palavra e, mesmo assim, é espetacular sua atuação!

Outra cena de destaque de Ryan Gosling  é a que, em um elevador, o motorista dá um beijo em sua namorada e depois quebra a cabeça de um cara. Por isso, Ryan Gosling foi o melhor ator do ano de 2011.

Mas a cena de maior destaque é a que ele, usando uma mascára, espera Nino (Ron Perlman) sair de sua pizzaria para matá-lo, e depois levá-lo para uma praia e o afogar. Foi simplesmente incrível! Parabéns, Ryan.

Carey Mulligan cada vez mais se consolida como uma das grandes jovens atrizes do mundo do cinema. A atriz, que atua mais em longas dramáticos, nos convence como uma mulher que tem que enfrentar uma fulminante paixão, ao mesmo tempo que o pai de seu filho morre.

Outras boas atuações são a de Albert Brooks e de Ron Perlman. Brooks, que até ano passado estava certo como indicado ao Oscar de melhor Ator Coadjuvante, tem uma boa atuação. E Ron Perlman é o boca suja do filme, conseguindo, em alguns momentos, nos divertir com seu personagem. O ator usa e abusa dos palavrões, mostrando quem é o verdadeiro chefe no filme.

O diretor Nicolas Winding Refn nos apresenta um novo héroi psicopata ao cinema. Ele cria um personagem que mata as pessoas de uma forma tão fria, que chega a nos impressionar. Ele tem uma direção segura, mostrando talento para o ofício.

Também vale ressaltar a bela fotografia do filme. O diretor de fotografia consegue captar cenas belíssimas de ação e de violência. Se você quer violência gratuita, você certamente irá adorar o filme, mas se você é daqueles que não gostam de muita violência, não recomendo o filme.

A trilha sonora do filme também é belíssima: nas cenas de morte, o pop eletrônico consegue dá ainda mais destaque ao longa, mostrando que o diretor Nicolas Winding Refn acerta em todos os aspectos do filme.

Os efeitos especiais estão excelentes. Quando vi o orçamento do filme (apenas 15 Milhões), não acreditei como o diretor conseguiu nos apresentar excelentes efeitos especiais com um baixo orçamento. Basta comparar os efeitos especiais de Drive e dos filmes da franquia Velozes e Furiosos.

É quase igual. Enquanto um, o orçamento foi super caro, Drive mostra que pode sim um filme ter bons efeitos especiais, mesmo com um baixo orçamento. Um exemplo nesse ano foram os efeitos especiais de "Poder Sem Limites", que foram muitos elogiados pela crítica, e olha que o orçamento foi de apenas 12 milhões.

Drive é um filme bonito sobre moralidade e heroísmo. O motorista é um herói clássico, ainda que seja um psicopata. Com seus personagens incríveis e surpreendentes, não há como o público não se interessar por este filme. O longa ainda consegue ser um filme de ação simples e empolgante, com uma violência impressionante.

Drive é um excelente filme de ação, que mesmo sendo um filme simples, é empolgante desde a primeira cena. O filme já pode ser considerado o 2º melhor filme do ano, atrás apenas de "As Aventuras de Tintim". E Ryan Gosling, o ator do ano. 


Se você ainda não viu o filme, corra direto para a locadora, e o aluge. Certamente, você não irá se arrepender.

Um comentário:

  1. "Drive" é excelente, eu já devo ter assisto ele umas três vezes, foi mesmo uma injustiça enorme ele ter sido esquecido pela Academia...

    ResponderExcluir