Cabeçalho

Críticas de Cinema

sábado, 9 de junho de 2012

Branca de Neve e o Caçador

Branca de Neve e o Caçador tem uma trama fantasiosa, mas é divertido pra caramba.

                        Nota: 8  = Muito Bom

Esse ano, tivemos dois filmes sobre a Branca de Neve. Tivemos o fraco "Espelho, Espelho Meu", que focou no lado cômico, e "Branca de Neve e o Caçador", que focou na ação e na aventura.

 Enquanto no primeiro discutia-se a feminilidade da Branca de Neve, no segundo o diretor nos presenteia com uma Branca de Neve corajosa que não faz a opção pelo amor. 

Nesta nova adaptação, Branca de Neve perde sua mãe ainda pequena, deixando ela e seu pai, o rei, inconsoláveis. Quando o reino é ameaçado, o rei sai em uma batalha contra um exército sombrio do qual salva uma moça, Ravenna. Casada com o rei, Ravenna o mata, deixa seu exército tomar o reino, exila os que eram fiéis ao rei e prende Branca de Neve na torre.

Quando Branca de Neve completa 18 anos ela consegue fugir, despertando a ira da madrastra, que envia o caçador atrás dela. Porém a malvada rainha não esperava que Branca de Neve conseguiria dar nova esperança ao reino e inspirar todos a declararem uma guerra pela liberdade.

Estreiando na direção, Rupert Sanders prova que está pronto para o ofício.Sem exageros, ele equilibra os momentos sombrios com os belos. Ainda vale ressaltar as belas imagens do filme.

O passeio de Branca de Neve pelo reino encantado é belíssimo com fadas e belíssimos animais. Além da emoção e beleza do filme, o diretor consegue, inclusive, mostrar que Kristen Stewart pode atuar bem sobre uma boa direção.

A fotografia do filme está muito boa. O diretor de fotografia do filme consegue captar belíssimas cenas do filme, mesmo que essas cenas, também,  estejam presentes nos momentos sombrios do filme.

O roteiro do filme não está muito bem, explorando pouco seus personagens. Mesmo assim os dialógos da rainha má são muito bons. O roteirista ainda criou textos de humor para os sete anões, mas sem serem satisfatórios.

As atuações do filme estão ótimas. Charlize Theron atuou intensamente como a rainha má. E sua beleza fica mais evidente na tela. Kristen Stewart se redime das suas atuações em "A Saga Crepúsculo", mostrando que pode atuar bem sobre uma boa direção.

Mas o destaque fica por conta de Chris Hermswort como o caçador. O ator nos mostra mais uma ótima atuação em sua carreira, depois de "Thor" e "Os Vingadores". O próximo trabalho do ator vai ser "A Cabana na Floresta", que estreia em agosto no Brasil.

Os efeitos especiais estão de tirar o fôlego. Com cenas  de ação muito bem elaboradas, principalmente, no final, essa nova adaptação, além de ter excelentes efeitos especiais, tem uma ótima trilha sonora.

Mas não pense que tudo no filme é maravilhoso. O filme tem alguns clichês, como na cena em que o caçador dá um beijo em Branca de Neve e ela se acorda. Essa cena foi um clichê totalmente desnecessário!

Ainda vale ressaltar o ótimo figurino do filme, com roupas muitos bonitas da rainha e o belo cenário do filme. O cenário do encantado reino onde Branca de Neve dorme com os anões é belíssimo.

"Branca de Neve e o Caçador" é um ótimo filme de ação, e considero uma das melhores adaptações do conto da Branca de Neve. Sem dúvidas, até agora, o filme pode ser considerado um dos melhores filmes de ação do ano.

Dica: Assistam ao filme legendado, pois começa com uma rápida introdução da história com narração do eficiente Chris Hemsworth, então vale a pena evitar a versão dublada.

13 comentários:

  1. Otimo trabalho Mateus.
    Gostei da crítica.
    Ainda não tive tempo de assistir esse filme, mas logo o farei qd tiver uma oportunidade.
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Olá!Boa noite!

    ...achei muito interessante essa adaptação do conto,...valeu pela atuação de Theron...que além de bela,mostrou muito talento...Gostei!Recomendaria, também!
    Bela crítica!Belo trabalho,o seu!
    Bom domingo!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi Mateusinho
    Muito boa a crítica, como sempre, eu estou doida para assisti-lo com meus filhos, e depois de sua dica vou sim, quer dizer que a Bela se redimiu depois da Saga Crepúsculo com esse filme? Então ele deve ser bom mesmo.
    Bjão querido e um ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  4. Eu também ainda não vi o filme Mateus, o interessante é que ele tem divido opiniões e isso me deixa ainda mais curioso, a sua visão sobre a Branca de Neve explica em parte o tipo de atuação da Kristen Stewart, que muitos criticaram...

    ResponderExcluir
  5. Mateus eu nem imaginava, até vê Príncipe "encantado" beijando a Branca que fosse o Caçador a beija-lá.
    Mas fora isso o filme foi como se diz lá no Norte do hemisfério,
    " Awesome "!!!!!

    ResponderExcluir
  6. cadê o beijo no final?
    pfvr, é filme de ação, mas me parece que o filme ficou inacabado.

    ResponderExcluir