Cabeçalho

Críticas de Cinema

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Histórias Cruzadas

Histórias Cruzadas destaca porque obteve tanto sucesso nos Estados Unidos.

                           Nota: 8  4 estrelas de 5 = Muito bom


Confesso que quando fui assistir Histórias Cruzadas, eu não estava esperando muito desse filme. Estava achando que seria mais um filme preconceituoso, tolo” e racista. Mas acho que eu me enganei.

Ambientado no Mississipi dos anos 1960, o filme narra os passos de Skeeter (Emma Stone), uma garota da sociedade sulista que volta da universidade determinada a se tornar escritora, mas faz a vida de seus amigos virarem de cabeça para baixo quando resolve entrevistar as mulheres negras que passaram toda a sua existência cuidando de proeminentes famílias sulistas.

Para tanto, a garota conta com o auxílio de Aibileen (Viola Davis), uma das empregadas domésticas da comunidade. Apesar das amizades de toda a vida de Skeeter estarem em risco, ela e Aibileen continuam seu trabalho conjunto e, logo, mais mulheres aparecem para contar suas histórias.

O escolhido para dirigir e roteirizar o filme foi o diretor Tate Taylor. Ele nos apresenta um filme muito simpático, que merece todas as suas indicações ao Oscar desse ano. Longe de ser um filme racista, Histórias Cruzadas é um belo retrato da vida das empregadas domésticas antigamente.

O roteiro de Tate Taylor está bom. Ele nos apresenta bons dialógos entre os personagens, principalmente de Emma Stone, mas as vezes o roteiro cai um pouco de produção. O diretor, auxiliado pelo ótimo diretor de fotografia Stephen Goldblatt, cria momentos para apreciar o filme, como aquele em que Skeeter, decepcionada com os amigos por se sentir isolada do grupo, conversa com sua antiga empregada, Constantine.

O ponto alto do filme são as suas ótimas atuações. Viola Davis nos emociona como Aibileen, e nos mostra porque foi indicada ao Oscar. Outra boa atuação é a de Octavia Spencer como Minny. A atriz dá vida a uma personagem, que consegue cativar o público com seu jeito de ser. Outro destaque do filme é Emma Stone como Skeeter. A jovem atriz, que ano passado foi uma das maiores revelações do cinema, nos mostra uma personagem muito  inteligente.

Jessica Chastain também está bem como Celia Foote. A atriz nos apresenta frases hilárias e faz por merecer sua indicação ao Oscar de melhor atriz Coadjuvante. A única fraca atuação foi a de Bryce Dallas Howard como Hilly.

A direção de arte do filme é feliz ao retratar a época, algo mais que esperado em um filme do gênero, e também em criar belos cenários no filme. Também vale destacar a bela maquiagem feita no filme.

A trilha sonora do filme é composta por músicas clássicas como "The Living Proof", "I Ain’t Never"," Victory Is Mine" etc.. retratando bem a história do filme.

Em inglês, por sinal, o filme tem o mesmo nome. Em português, entretanto, alguém teve a horrível ideia,  de dar o fraco título de “Histórias Cruzadas”. Era preferível  colocar como título "A Resposta", como aparece no título do livro e nas legendas. Faria mais sentido.

O filme apresenta alguns momentos de forte apelo sentimental, mas como retratar o racismo antigamente sem isso. Além disso, hoje em dia ainda percebemos pessoas racistas. A narração em off  não agrada muita gente, mas Viola Davis consegue fazer uma ótima narração em off.

Histórias Cruzadas é um ótimo filme, que vai fazer o público se emocionar com as suas excelentes atuações. O filme consegue prender sua atenção do início ao fim. Recomendo para todos!

6 comentários:

  1. Muita gente torceu o nariz pra ele, mas eu gostei muito, principalmente das atuações!

    ResponderExcluir
  2. O filme recebeu boas críticas, além das indicações ao Oscar, mas ainda não consegui assistir. Devia ter visto no cinema quando tive oportunidade.

    ResponderExcluir
  3. Meu amor,

    Você escreveu maravilhoso! Orgulho de você!

    Amo você em tudo!

    Mãe

    ResponderExcluir
  4. Oi Mateusinho
    Ótima resenha, como sempre. Valeu pela dica. Anotado, entrou para minha lista de filmes, com certeza.
    Bjão. e um ótimo final de semana prá vc.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Mateus. Otima crítica. Vc tem talento. Tenho gostado de visitar teu espaço. Tb gosto muito de THE HElP. Adoro seus personagens e de suas soluções. hahaha... Aquela torta foi demais.
    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Desde a primeira vez que li sobre esse filme me deu uma vontade de ver. Mas sabe como é que é né vida de cidadão moderno cheios de coisas para fazer e sem tempo para nada. Me parece um ótimo filme.

    ResponderExcluir