Cabeçalho

Críticas de Cinema

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Valente

Depois de Carros 2, Pixar faz seu segundo filme mediano.

                  Avaliação:   5,0 = Mediano

Confesso que para mim, os filmes da Pixar são verdadeiras obras primas. A trilogia Toy Story, Monstros S.A, Ratatouille, Procurando Nemo, Os Incríveis e Up marcaram minha infância. Wall- E foi um bom filme, mas não mereceu está nessa lista.

Até eu não assistir Valente, o único filme da Pixar que eu não gostei muito foi Carros 2. Estava muito ansioso para conferir o filme, mas ele me decepcionou um pouco, por ser um filme da grande Pixar.

No filme, Merida é uma habilidosa e impetuosa arqueira, filha do rei Fergus (voz de Billy Connolly) e da rainha Elinor (voz de Emma Thompson). Determinada a trilhar seu próprio caminho, ela desafia um antigo costume considerado sagrado pelos ruidosos senhores da terra: o imponente lorde MacGuffin (voz de Kevin McKidd), o carrancudo lorde Macintosh (voz de Craig Ferguson) e o perverso lorde Dingwall (voz de Robbie Coltrane).


Involuntariamente, os atos de Merida desencadeiam o caos e a fúria no reino e, quando ela se volta para uma velha feiticeira (voz de Julie Walters), em busca de ajuda, Merida tem um desejo mal-aventurado concedido. Os perigos resultantes a forçam a descobrir o significado da verdadeira valentia para poder desfazer o brutal curso dos acontecimentos antes que seja tarde demais.

O roteiro é fraco. Ele peca em uma coisa essencial num filme de animação: a ausência de piadas para as crianças. Na sala onde eu assisti o filme, quase nenhuma criança sorriu, e o meu primo de 6 anos perguntou para mim: Por que eu não achei engraçado esse filme?

Os roteiristas criaram diálogos recheados de aventura e não de comédia. Enquanto nos outros lindos filmes da Pixar, os roteiristas não se esqueceram das crianças, mas nesse eles se esquecem. A dublagem brasileira do filme contou com a participação de Rodrigo Lombardi e Murilo Rosa.


Mas o cenário do filme é belo. Com belíssimas florestas e lindos castelos, eleé um dos pontos altos de Valente. Mas o que mais me impressionou nesse filme foi a relação de mãe e filha. No início a relação era conturbado, mas depois que a mãe de Merida se transforma em urso, a relação delas é comovente.

A trilha sonora é belíssima. Com músicas muito bem feitas, a trilha sonora é o ponto alto do filme. Também vale ressaltar os efeitos especias do filme, registrando cenas muito bonitas. Sem dúvidas, os aspectos técnicos (Cenário, Efeitos Especiais e fotografia) salvam Valente do desastre.

A fotografia é agradável. O diretor de fotografia captou cenas essenciais para o desenvolvimento do filme, principalmente as cenas mágicas na floresta no final do filme. Não considero Valente uma decepção, mas sim um filme que não apresentou a magia dos outros longas da Pixar.



A direção é um pouco fraca. O diretor não soube ter uma boa história na mão, e junto com os roteiristas criou os maiores clichês possíveis para o filme. No ínicio do filme, Merida é uma sonhadora, mas do meio pro fim ela é apenas uma mulher comum.

Valente não consegue ser o que os outros filmes da Pixar foram. É apenas um mediano filme de animação, que apenas não considero uma decepção, pois desde os trailers, não era possível aguardar  muita animação para o filme.

Recomendo apenas para aqueles que quiserem assistir um filme em família, mas talvez nem seu filho ou filha irá gostar muito do filme.

6 comentários:

  1. Ola matheus que legal o seu blog.
    vc e otimo escrevendo..
    Euu tambem tenho um blog de cinema
    se chama Na cadeira do Diretor
    http://oelvyz.blogspot.com.br/
    E gostaria de saber se tu faz parceria.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mateus
    Porque eu só vi a sua crítica agora? kkkkkkk. Eu assisti ao filme ontem com meus filhos, e o que vc disse é tudo verdade. Vc é ótimo mesmo! O filme é muito fraco, meus filhos nem gostaram, muito menos eu.
    Bjão. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Olá!Boa noite!
    Tudo bem, Mateus?
    ...é verdade, deveria ter visto sua crítica antes, e assim, iria sozinho,sem nenhuma criança...eu gostei do 3 D, e da profundidade das planícies em animação (escocesa)...ah e também dos cabelos diferentes da Merida...selvagem,né?
    ah..parece que foi a primeira da Pixar, protagonizado por uma "mulher"...O filme é mediano, mesmo!Valeu pela crítica! Eu gostei!
    Obrigado pela visita!
    Bom final de semana!
    Abraços e beijos para mamãe!

    ResponderExcluir
  4. Ótima crítica, Mateus. Sabe que eu gostei de Valente? Conseguiu me surpreender.
    Abração!

    http://www.cinemadetalhado.com.br

    ResponderExcluir
  5. Este eu estou curioso pra ver Mateus, apesar de tudo, aparentemente a Pixar está tomando novos rumos, o que não me agrada, veremos mais adiante aonde isso vai dar, tomara que eles retornem à boa forma de antes!

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha, Mateus. Sempre muito boa.
    Olha, eu já não assisto esse tipo de animação há tempos, viu. A pesar de gostar muito, não sei porque não assisti mais. Fiquei curiosa pra ver este filme, mas agora não sei se quero tirar minhas próprias conclusões. Quem sabe qualquer dia, de bobeira eu não assista?
    Só sei dizer que esses certos filmes de animação são são bem para crianças, sabe. Alguns como Shrek deveriam ter uma classificação indicativa maior, por conter alguma coisa um tanto imprópria para uma criança de 7 anos, por exemplo. Mas enfim..é isso.

    Beijo grande, e obrigada pela visita de sempre =)
    Cléo - Conheça o blog Vejo Por Aí...

    ResponderExcluir