Cabeçalho

Críticas de Cinema

domingo, 15 de julho de 2012

O Espetacular Homem Aranha

                   O ressurgimento de um héroi.                     

            Avaliação:     8,0 = Muito Bom

Confesso logo que sou fã da franquia Homem Aranha. Quando eu era pequeno, não sei quantas vezes eu assisti o primeiro e o segundo filme, mas sei que foram muitas. Aqueles dois primeiros filmes marcaram a minha infâcia, e considero  grandes filmes da Marvel.

Quando o terceiro filme foi lançado, fui correndo para o assistir. Comprei um dia antes o ingresso e também gostei do terceiro filme.  Esse ano quando verifiquei que seria lançado um novo filme do Homem Aranha, pensei de imediato duas coisas: Deve ser um filmaço! e Quem será o novo vilão desse filme?

Mas quando vi que se tratava de um reboot, fiquei com um pouco de dúvida se iria gostar desse filme.  Fiquei pensando  se havia necessidade em se contar a história dos pais do Peter. Não seria melhor ter um Homem Aranha 4 do que ter um novo Homem Aranha recontando a história?

foto de O Espetacular Homem-Aranha

Mesmo assim, fui conferir o filme neste domingo, sem esperar  muito dele. Quando o filme "O Espetacular Homem Aranha" começou, pensei que o filme ia ser chato. O ínicio foi sem criatividade, mostrando a história dos pais de Peter. Para minha surpresa, depois o filme se soltou e se apresentou como um ótimo filme de ação.

No filme, Peter Parker (Garfield), um estudante rejeitado por seus colegas e que foi abandonado por seus pais ainda criança, é criado por seu Tio Ben (Sheen) e pela Tia May (Field). Como muitos adolescentes, Peter tenta descobrir quem ele é e como ele se tornou a pessoa que é hoje. Peter também está começando uma história com sua primeira paixão, Gwen Stacy (Stone), e juntos eles lidam com amor, compromissos e segredos.

Quando Peter descobre uma misteriosa maleta que pertenceu a seu pai, ele começa uma jornada para entender o desaparecimento de seus pais – o que o leva diretamente à Oscorp e ao laboratório do Dr. Curt Connors (Ifans), antigo sócio de seu pai. Procurando por respostas e uma conexão, Peter comete um erro que o coloca em rota de colisão com o alter-ego do Dr. Connors, O Lagarto. Como Homem-Aranha, Peter tem que tomar decisões que podem alterar vidas, para usar seus poderes e moldar seu destino de se tornar um herói.

foto de O Espetacular Homem-Aranha

O novo diretor é Marc Webb, que dirigiu o simpático "500 Dias com Ela". Ele mostra uma direção segura, conseguindo não fazer um Homem Aranha cheio de clichês, mas sim um inteligente filme de ação. Ele conseguiu se manter no mesmo patamar de Sam Raimi, diretor dos três primeiros filmes.

O roteiro é um pouco fraco. Os dialógos são muito focados em direção as crianças. Outra coisa que eu não gostei no roteiro foi também o fato de não criar situações engraçadas para o Homem Aranha. Se no primeiro filme, Tobey Maguire se mostrava um pessoa atrapalhada e imatura, nesse novo filme, o Aranha é mais maduro.

Andrew Garfield mostra uma ótima pérfomance no filme. Ele se mostra uma grande revelação, depois da sua ótima atuação em "A Rede Social". Mas em comparação com Tobey Maguire, eu prefiro um pouco o Maguire.


foto de O Espetacular Homem-Aranha

Emma Stone também nos apresenta uma boa atuação. A jovem atriz, que fez o ótimo "Histórias Cruzadas" mostra mais uma vez talento, provando que ela terá um futuro brilhante pela frente. Outro destaque fica por conta de Rhys Ifans como o Doutor Connors. A criação digital do Lagarto, por meio de captura de movimentos, é excelente.

Os efeitos especiais são de primeira. As cenas de destruição de Nova York, causadas pelo lagarto estão excelentes. A cena em que o Homem Aranha pula de um prédio no final do filme é incrível. A Sony Pictures, que comprou o direitos do Aranha, mostra que consegue fazer um bom filme do héroi.

Além de se firmar como um diretor louvável , Marc Webb se mostra extremamente à vontade com o diretor de fotografia, trazendo cenas de tirar o fôlego. O diretor mostra que terá um bom futuro pela frente.
 

foto de O Espetacular Homem-Aranha

Claro que "O Espetacular Homem Aranha" não é uma obra prima, mas ele consegue se manter no patamar de "Os Vingadores". Ele é um ótimo filme de ação, mostrando que mesmo sendo um reboot, consegue encantos para surpreender. E que venha o seu segundo filme! Recomendo a todos!

Obs: O filme tem uma importante cena pós créditos.

3 comentários:

  1. Esse "Espetaculas Homem-Aranha" é bem mais fiél a primeira versão do aracnideo nos quadrinhos o que mostra que esse filme veio com um compromisso bem maior de relatar a real história dos quadrinhos do que uma trilogia com um vilão td o tempo.

    ResponderExcluir
  2. HUm, gostei de ler. Bom saber.
    Sabe o que é? É que como não sou muito de ler quadrinhos, fico por fora do que é ou não fiel a eles. Por isso eu fico meio perdida.
    Estava acostumada com a primeira trilogia, com aqueles atores e tal, então não tive interesse algum em assistir este novo Homem-Aranha.
    Mas depois da sua crítica, acho que vou repensar isso. rsss..
    Vou dar uma assistidinha.

    Valeu pela visita ao meu blog. Volta sempre, ta?

    Beijos
    Cléo - Conheça o blog Vejo Por Aí...

    ResponderExcluir
  3. Como eu não me preocupo tanto com esta questão de fidelidade ao quadrinho, eu ainda preferia que tivessem dado continuidade à franquia anterior. Gostei muito dos dois primeiros filmes dela (principalmente do segundo) e o terceiro só assisti no cinema, mas não o acho tão ruim como todos dizem, apesar de tudo ainda quero conferir "O Espetacular Homem Aranha", mas como por aqui não tem uma sala de cinema, acho que terei que esperar um pouco, mas será sem pressa e ansiedade!

    ResponderExcluir